Segundo alguns pesquisadores, a lapela traz uma tradição antiga. A mesma surgiu no noivado do príncipe Albert com a Rainha Vitória no século XlX. Ele ganhou de sua amada um ramalhete com suas flores preferidas e então ficou na dúvida onde coloca-lo, foi onde decidiu fazer um rasgo na lapela do paletó e a encaixou.

De acordo com a história, sua intenção era sentir o perfume e lembrar-se da rainha. A flor de lapela é o nome que se dá a dobradura do paletó. Mas, antes de decidir qual a flor de lapela será usada, melhor decidir qual o perfil do casamento e dos trajes de acordo com a cerimônia.

Os padrinhos, o pai do noivo e o da noiva usam para diferenciar-se dos homens. Através dessa delicada planta que as pessoas saberão quem é o noivo, desde que a do mesmo seja diferente. As noivas que escolhem a que mais combinará com a roupa do seu futuro esposo.

Onde colocar a flor de lapela

O acessório deve ser preso com um alfinete à dobradura sem que o cabo e a ponta fiquem expostos, pois todos já vêm com um espaço para essa finalidade. Lembre-se que lapela não pode ser confundida com bolso de paletó, pois estes são utilizados para a colocação de lenços, que ficam muito elegantes.

Alguns estilistas recomendam não usar os dois acessórios juntos para não quebrar o romantismo e a elegância. É importante decidir qual o melhor e que vai estar de acordo com os trajes e o evento. É ideal ficar sempre atento para não cometer essa falha.

Quais flores podem ser usadas?

Normalmente, o cravo na cor branca tem sido muito usado pela característica de transmitir pureza, paz e serenidade, mas nada impede que seja outra flor. Todas ficam bonitas e elegantes nos ternos, ou fraques, independente do estilo e da cor. Elas também podem combinar com a decoração.

Posso usar a flor de lapela com trajes que não sejam ternos ou fraques?

Em países fora do Brasil, isso é considerado na moda. Já para especialistas do segmento não é aconselhável, pois eles afirmam que não tem porque usar a flor em um traje que não tem a lapela.

Qual a flor de lapela indicada para um casamento mais despojado?

Existem noivos com um estilo mais despojado, que sempre buscam inovação e preferem um casamento mais alegre e diferente. Os noivos com esse perfil procuram personalizar a sua flor de lapela de acordo com o seu gosto e estilo da festa.

Personalizar nos dias de hoje virou moda e no lugar da flor, estão surgindo outras opções em formatos e modelos diferentes, como corações, personagens tipo Homem Aranha, entre outros, que são opções perfeitas para deixar esse momento mais com a cara do noivo.

O Planeta das Noivas é um site que trabalha com os mais lindos acessórios para noivas, como brincos para noiva, coroas, pulseiras, cintos para noivas, anéis entre outros. São produtos de ótima qualidade e durabilidade. Seu maior objetivo é levar o que tem de melhor para os seus clientes.