O erro de muitas noivinhas é pensar que não dá pra economizar no casamento. A verdade é que é possível fazer uma cerimônia emocionante e uma festa maravilhosa gastando o dinheiro necessário para isso.

Mas não confunda economizar com diminuir a qualidade das coisas no casamento, nós não queremos dizer isso. O que nós vamos mostrar são algumas maneiras de reduzir os gastos em determinadas coisas para investir em outras, de maneira geral, as nossas dicas vão ensinar a colocar o seu dinheiro no que realmente você vai precisar, para fazer a sua cerimônia e festa dos sonhos.

Então vamos ao nosso top 10!

1 – Trajes

O traje do noivo e o vestido de noiva são peças que podem custar bem caro quando feitas sob medida. Uma maneira de economizar dinheiro nesses itens é optar pelo segundo aluguel ou customização. Muitas noivas costumam fazer isso, compram um vestido mais simples e customizam da maneira que mais gostam, deixando a peça única e personalizada. É uma boa dica para enxugar o orçamento do casamento.

10.02.12-Casamento-07-0021

2 – Cerimônia e recepção

Por que ao invés de gastar dinheiro com a igreja e com um espaço para a festa, você não faz a cerimônia e a recepção no mesmo local? Essa é uma ótima maneira de economizar! A maioria dos salões de festa dispõe de espaço para a cerimônia religiosa, e algumas chácaras para recepções de casamento possuem até mesmo capela. Além disso, alguns buffets já fecham o pacote do casamento com o serviço de foto e música. Pense nisso!

3 – Orçamento

Orçamento não significa fechar contrato, portanto faça muitos, mas muitos mesmo antes de assinar com o prestador de serviço. Procure apresentar alguns orçamentos que você já tiver em mãos, quando for fazer a cotação para o casamento com outro fornecedor. Talvez ele queira cobrir os serviços do concorrente, o que certamente fará você economizar algum dinheiro.

4 – Data e dia da semana

Você sabia que casar em determinados meses é mais barato? Sabia que dependendo do dia da semana que você escolhe marcar seu casamento você pode investir menos dinheiro? Sim, é verdade noivinha! Os meses de Janeiro e Fevereiro são os mais disputados, portanto mais caros. Sexta e domingo são os dias da semana onde você vai economizar mais, sábado definitivamente exigirá um gasto maior de dinheiro.

5 – Local

Para economizar invista num salão de festas do seu bairro, hotel, restaurante, fazenda, sítio, ou até um belo jardim. Mas antes de fechar o contrato, pesquise e imagine como o casamento e a festa se concretizariam naquele lugar.

6 – Decoração

A internet está cheia de vídeos com tutoriais DIY (faça você mesmo) explicando tim-tim por tim-tim diversas maneiras de fazer uma decoração de casamento. Até as noivinhas que não possuem habilidades para fazer coisas manuais vão levar jeito. Com itens bem simples e baratinhos como, garrafas de vidro, lampadinhas, velas e flores é possível criar uma linda decoração para a cerimônia e festa.

decoracao-de-casamento-simples-e-barato-mesas

7 – Comes e bebes

Finger foods, canapés e jantar de massas são opções mais em conta para você servir durante a recepção. Escolher apenas um tipo de entrada, prato principal e sobremesa é uma maneira de economizar dinheiro e garantir a satisfação dos convidados. Já que é melhor servir em mais quantidade do que em variedade. O mesmo se aplica às bebidas que você irá servir no casamento. Escolha um tipo de cerveja, um tipo de suco, dois tipos de refrigerantes e dois tipos de coquetéis ou batidas.

8 – Lista de convidados

Quanto mais pessoas na lista de convidados do seu casamento, mais dinheiro envolvido. Lembre-se que esse é o seu grande dia e que o válido é ter as pessoas mais importantes ao seu lado. Se você focar nisso vai conseguir reduzir sua lista e também economizar dinheiro.

9 – Convite

É triste, mas é real. A maioria dos convites que você entregar serão jogados no lixo depois do casamento, ou seja, o seu dinheiro será jogado no lixo. Portanto, evite gastar fortunas em convites de casamento, a gente entende que existem modelos maravilhosos que são praticamente irresistíveis, mas pense que se economizar nos convites poderá gastar em outro item mais relevante. Opte por um modelo simples, e para as noivas desapegadas nós indicamos os convites online que estão super em alta. Funciona bem parecido com o site dos noivos e também é de graça.

10 – Lembrancinhas

Aproveite o embalo da decoração no estilo “faça você mesmo” e monte suas próprias lembrancinhas personalizadas. Mas se você não tiver mais pique pra fazer suas próprias lembrancinhas de casamento, outra maneira de economizar o seu dinheiro é apostar no bem casado ou pão de mel. Esse é um jeitinho doce e carinhoso de agradecer a presença dos convidados no seu grande dia.

Pronta para economizar noivinha? É só seguir essas 10 dicas para fazer o seu dinheiro render e ter um casamento maravilhoso gastando o necessário.