Veja aqui quais os diferentes e mais famosos tipos de casamentos presentes nas diversas culturas religiosas do Brasil, e como encontrar os melhores acessórios para noivas.

 

Casamentos de acordo com a doutrina religiosa

·         Casamento Judaico

O casamento judaico é considerado pelos judeus um vínculo contratual entre um homem e uma mulher, que decidiram se unir a fim de criar uma família.

Ao começar, o casamento tem uma primeira cerimônia, para assinatura desse contrato matrimonial, chamado por eles de Ketubá, que é restrito aos noivos e duas testemunhas, e acontece duas horas antes da cerimônia aberta aos convidados.

Já entre o judaísmo ortodoxo, após a assinatura da Ketubá, há uma recepção, em que consiste a saudação aos noivos, quando os mesmos são cumprimentados pelos convidados. Durante essa cerimônia, os noivos permanecem em locais separados, como manda o costume.

Encerrada essa parte, o noivo vai até o local onde a noiva está reunida com sua família e convidados, e cobre seu rosto com um véu. De acordo com a tradição, nesse momento a noiva está tão feliz pelo seu casamento, que irradia uma presença divina, e por isso sua face precisa ser coberta.

·         Casamento Evangélico

O casamento, para os evangélicos, é considerado uma instituição formalizada por uma cerimônia para oficializar a união perante a comunidade e pedir bênçãos para Deus.

A preparação dos noivos vai de acordo com as escolhas do casal. A maioria opta por uma cerimônia planejada com todos os detalhes necessários, já outros preferem algo mais íntimo, simples e reservado.

O que realmente importa aqui são os simbolismos e significados presentes em todos os rituais.

·         Casamento Espírita

Não existe uma cerimônia de casamento na doutrina espírita, pelo menos não como conhecemos, cheia de simbolismos.

Existe sim o casamento, com festa e agradecimentos há Deus. Ocorre também a troca de alianças e o vestido da noiva pode ser como ela quiser. O homem usa terno normalmente e eles se casam no civil.

A festa é para comemorar a união, e alguém próximo aos noivos (que pode ser os pais, um amigo, ou alguém por quem possuem carinho) ministra palavras de amor e paz ao casal.

·         Casamento Católico

O casamento é considerado pela Igreja Católica como um sacramento (acontecimento sagrado).

Segundo essa religião, o homem e a mulher devem conviver um ao lado do outro, nunca na frente e atrás ou em cima e abaixo. Apenas lado a lado.

A Igreja abençoa esse compromisso entre as duas pessoas, o que é feito na casa de Deus, por meio de um Padre (ministro da Igreja).

·         Casamento Budista

A religião budista vê no casamento uma cerimônia sagrada, um sacramento. O ritual é também chamado de Nangchang, e feito no templo por um abade (lama ou riponche) ou oficiante (homem ou mulher) e realizado em frente ao altar do Buda.

Atualmente, a noiva pode usar o vestido tradicional, mas os noivos e padrinhos ainda devem evitar a cor preta.

O altar do casamento budista costuma ser decorado com flores, velas e incensos, que serão acesos pelos próprios noivos no momento da cerimônia.

Os noivos e os convidados devem recitar o Tisarana (o tríplice refúgio), Pancasila e o Vandana, e sutras (dizeres e poemas sobre a verdade do budismo).

 

Confira lindos acessórios para noivas no Planeta das Noivas

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como o casamento é realizado em diferentes religiões, que tal conferir os lindos acessórios do Planeta das Noivas?

No site você encontra brincos, anéis, pulseiras, braceletes e tiaras para noivas, madrinhas e daminhas, além de outros acessórios para deixar tudo ainda mais lindo e perfeito nesse dia que é tão especial.

Navegue pela loja online e confira.