Depois de definir alguns detalhes mais fundamentais como os trajes, o local onde será realizado o casamento, a decoração e o buffet, surge um novo compromisso para os noivos pensarem e por fim organizar. É isso mesmo, casar-se envolve o planejamento e a execução de muitos pormenores, e depois de se preocupar com todas as coisinhas que citamos acima, ainda haverá mais um monte de outras coisas para tratar. Noivos e noivinhas, saibam que até o dia do casamento haverá muito trabalho!

Bem, mas de qual compromisso estamos nos referindo, quando dissemos que depois de definir os detalhes mais fundamentais do casamento, os noivos terão que pensar e organizar?

Estamos falando do cerimonial de casamento e do mestre de cerimônia. Essa etapa na organização do grande dia é muito importante e precisa receber toda a atenção que merece. Existem muitos estilos e tipos de cerimoniais de casamentos e para que o seu aconteça do jeitinho que sonhou é mais do que necessário um bom planejamento e entender o real papel do mestre de cerimônia no casamento.

Caso você ainda não tenha pensado nesse detalhe, essa será uma ótima oportunidade para entender o que o mestre de cerimônia realmente faz durante o cerimonial de casamento. Preparamos esse post para você, noivinha, ficar por dentro de todo esse universo e não deixar nenhum aspecto dessa fase do casamento passar despercebido.

Mestre de Cerimônia:

Mestre de Cerimônia - Casamento

O primeiro ponto, e talvez o mais importante, é saber o real papel do mestre de cerimônia. Diferente do que muitas noivas e noivos pensam, o mestre de cerimônia não é o responsável por realizar a celebração do casamento, quando os noivos optam por um estilo de cerimonial de casamento neutro em sentido religioso. A função do mestre de cerimônia é apresentar aos convidados os acontecimentos do casamento.

Esse profissional terá como responsabilidades anunciar todos os momentos importantes do cerimonial de casamento, além de atrações e discursos programados para o grande dia. O mestre de cerimônia é um profissional que nunca irá tomar partido familiar tampouco religioso, também mantém uma atuação formal e discreta, chamando a atenção dos convidados para os noivos e não para si.

Com origem lá no passado, a figura do mestre de cerimônias, já era presente na Grécia antiga em eventos solenes. Há tanto tempo na história, o papel desse profissional no cerimonial de casamento é naturalmente confundido com o do cerimonialista e até com o do próprio celebrante do casamento.  O importante é saber que nos casamentos, o mestre de cerimônia normalmente atua durante a recepção, seguindo um roteiro predefinido pelo cerimonial, e em alguns casos também apoia a cerimônia, junto do celebrante.

Agora vêm algumas dicas! Noivo e noivinha, quando começarem a procurar o mestre de cerimônia do seu cerimonial de casamento e festa verifique se o mesmo possui o conhecimento, treinamento e aperfeiçoamento que a função exige.

O mestre de cerimônia precisa ter propriedade do que faz, expertise para sair de imprevistos, além de saber como se dirigir e conquistar os convidados, sem aparecer. Sim, sem aparecer, nós insistimos nisso porque mesmo o mestre de cerimônia sendo o responsável por conduzir o cerimonial de casamento, os noivos é que são os anfitriões e por isso devem ser o centro das atenções.

Com essas informações em mente você já sabe direitinho o que faz um mestre de cerimônia num cerimonial de casamento. Então se você ainda não estava cuidando desse detalhe do casamento, bora começar a procurar o profissional que vai te ajudar a conduzir o casório do jeitinho que você sempre quis.

Leia mais sobre: Penteados para daminhas de honra

Confira também nosso guia de cabelo de noiva e se inspire! Também temos
diversos
acessórios para noivas.