Você quer um casamento que seja intimista, sem ares de grande evento, e cercados apenas de pessoas mais íntimas a vocês? Então o mini wedding é o formato ideal de cerimônia e festa com proporções bem menores, e com a cara de vocês.

Como o formato é para poucos convidados, chegando ao máximo de 100 pessoas, a linha intimista é que comanda. Escolher entre espaços aconchegantes, com cerimônias personalizadas e decoração rica em detalhes fazem com que o mini wedding seja opção ideal para quem deseja mais aproximação e personalidade no casamento.

Confira agora o passo a passo para organizar o mini wedding dos seus sonhos, celebrando ao lado de sua família e amigos.

Check list

Assim como qualquer outro casamento, é preciso seguir a lista de itens imprescindíveis, como:

– lista de convidados

– convites

– local

– decoração

– cardápio

– bolos e doces

– lembrancinhas

– foto e filmagem

– música

Claro, que antes de qualquer coisa é preciso ter fechado e direcionado o valor total que os noivos pretendem gastar com a ocasião. Depois, com esses itens na mira, é preciso orçar pelo menos três fornecedores de cada para ter uma ideia de gastos.

Espaço para cerimônia e festa

Dependendo da lista de convidados, muitos casais optam por cenários ao ar livre como sítios e fazendas, salão de festas, buffet ou ainda a casa de um familiar que irá comportar confortavelmente a todos.

Essas decisões são essenciais para deixar o estilo ainda mais próprio, personalizando tudo com a cara do casal. Optar por móveis rústicos e de madeira de demolição, luzes e flores penduradas, entre outros detalhes fazem a diferença seja em um salão do condomínio até uma chácara alugada para o casamento.

VEJA O QUE NÃO PODE FALTAR NO SEU CASAMENTO

Decoração

Embora seja um evento infinitamente menor do que um casamento tradicional, o mini wedding necessita de toda atenção e carinho com os detalhes que vão além da comida, bebida. A decoração é o grande protagonista podendo ser incluídos itens pessoais que farão toda a diferença como porta-retratos com fotos da família e amigos, além dos próprios noivos

Porém, uma característica muito importante de um Mini Wedding é poder incluir peças feitas pelos próprios noivos, família e até amigos, o famoso DIY. Com peças confeccionadas pelas pessoas que estão organizando o casamento o evento fica ainda mais personalizado.

E itens como murais de fotos, apoios de mesa, porta guardanapos e as lembrancinhas podem ser feitas pelos noivos, dando um sentido ainda maior para a celebração e deixando claro o cuidado com quem está lá, participando do momento único da união do casal.

Pés na areia também é uma opção

Citamos até agora cenários na cidade, casa de família ou campo como perfeitos para Mini Wedding. Porém, casais que sonham em casar com os pés na areia também podem optar por este estilo de evento.

O Mini Wedding na praia é ideal para quem deseja o cenário paradisíaco, tem poucas condições e deseja que família e amigos íntimos estejam presentes. Uma opção é contratar uma das pousadas ou hotéis que estão localizados em frente ao mar e fechar o evento para poucos convidados.

Normalmente estes locais apresentam pacotes e parceiros que prometem casamentos pequenos com grande charme e beleza, atendimentos de qualidade e lembranças inesquecíveis para todos os convidados.

Gastos X custo-benefício

Muitos casais optam por Mini Wedding principalmente para reduzir os valores gastos na cerimônia e festa, por isso a importância do DIY. Porém, é preciso tomar cuidado e acabar por não incluir tantos detalhes como lembrancinhas variadas, decorações mais exuberantes, ou até mesmo na escolha do local para não acabar gastando o equivalente a uma festa tradicional.