Sim, é verdade! Fazer a lista de convidados para o casamento, pode causar muito estresse e dor de cabeça ao casal. Muitas situações colaboram para que esse momento tenha alto potencial de dar problemas. Pode ser que a noiva queira enviar o convite para alguém que o noivo não concorda (e vice versa), também pode acontecer dos pais dos noivos quererem convidar aquele parente distante além de muitos outros fatores.

Então como é possível montar a lista de convidados evitando estresse? Bem, noivinha, apesar de parecer missão impossível, nós temos algumas dicas que vão ser bem úteis na hora de decidir quem é que vai receber o convite de casamento. Continue com a gente pra saber quais são as dicas e se livrar daquela impressão de que poderá deixar alguém chateado.

  • Como fazer a lista de convidados para o casamento

O primeiro passo para montar a lista de convidados é estabelecer um número máximo de pessoas. Depois, a gente recomenda elaborar uma lista do lado da noiva e outra do noivo, separadamente, para comparar as duas em seguida. Depois de eliminar os convidados repetidos, é preciso ter certeza de que vão querer enviar o convite do seu casamento para as pessoas que ficaram na lista. Não se esqueça de que os convidados devem ser pessoas que têm a ver com o casal e que de alguma maneira fizeram parte da história dos dois.

  • Ao incluir colegas de trabalho

Essa parte da lista de convidados já é mais prática. Para decidir se vai ou não entregar um convite de casamento para seu chefe ou colega de trabalho leve em consideração a relação que você tem com eles. Se for uma relação bem achegada, é super ok chamar um colega para o casamento. Mas não há obrigatoriedade. Quanto ao chefe, cabe um convite formal, caso seja a vontade dos noivos.

  • O que dizer para quem não entrou na lista de convidados

Infelizmente vai acontecer de alguém reclamar por não ter recebido o convite para o seu casamento. Nem todas as pessoas conseguem compreender que o casamento é uma cerimônia onde os noivos querem ter pessoas mais íntimas por perto. Se alguém que ficou de fora da lista de convidados pedir alguma explicação haja com naturalidade, até porque você não tem a obrigação de entregar o convite do seu casamento para todas as pessoas do mundo. O melhor a fazer é ser sincero. Diga que o orçamento estava enxuto e precisou optar por alguns nomes ao fazer a lista de convidados.

Com essas dicas em mãos, você vai montar a sua lista de convidados sem passar aquele mega estresse. Use e abuse de cada uma delas enquanto estiver selecionando os nomes das pessoas que vão receber o convite do seu casamento.