Quando a mulher sonha em casar ‘de véu e grinalda’, uma das primeiras coisas que pesquisa é o vestido de noiva. Muitas tem o modelo favorito desde criança e quando vai até a loja experimentar e se ver com o modelito, não gosta e acaba se frustrando.

Há uma grande lista de indicações sobre os cortes, tipos de saias e decotes que ficam bem de acordo com o biotipo da moça. Abaixo, vamos colocar as orientações mais comuns para você pesquisar sobre o que pode ser o seu vestido ideal:

Tipos de corte

Há inúmeros de modelagens de vestidos de noivas no mercado. Porém, os mais comuns são:

  • Reto
  • Corte A
  • Evasê
  • Império
  • Sereia

O reto, evasê e corte A são indicados para todo o tipo de corpo. Os três podem ser confeccionados nos mais diferentes tecidos, mas os mais indicados são: seda, cetim que são fluídos e possuem ótimo caimento. São ideais também para quem deseja

disfarçar curvas e alongar a silhueta.

O corte império e sereia merecem um pouco de cuidado na escolha. Para quem possui mais dobrinhas e uma barriguinha saliente, o império, por ter demarcação abaixo do busto normalmente deixa com mais volume onde exatamente se quer diminuir: o abdômen. No caso do sereia, por ser justo e demarcar a silhueta até a altura do joelho, é ideal para quem tem o biotipo mais esguio, e de estatura mais alta.

 

Decote: qual escolher sem perder a mão?

São muitos os tipos de decotes que podem ser inseridos aos vestidos de noiva. Vamos falar dos 4 mais comuns e pedidos:

  • Tomara que caia
  • Decote em V
  • Canoa
  • Illusion

O tomara que caia é indicado para quem tem pouco busto ou no máximo médio, pois traz incômodo quando há muito seio, além de deixar a silhueta desproporcional.

O coração é arredondado é ideal para noivas românticas e tradicionais, e assim como o decote V não há ressalvas para o uso, sendo clássicos e podendo ser utilizados por qualquer tipo de corpo.

O tipo illusion está super em alta e é tendência para todo tipo de noiva. Esse decote é feito para quem deseja deixar um pouco a mostra, sem ser vulgar, seguindo até uma linha tradicional. É comum a utilização de tecidos quase invisíveis, transparentes cobrindo a abertura de um decote profundo, dando um efeito bem moderno e sofisticado.

 

Com ou sem manga?

Vivemos em um país tropical, mas normalmente as noivas possuem uma grande variedade de opções na hora de escolher deixar o colo e braços para fora. De regra geral, as mangas longas e ¾ seriam para utilizar em temperaturas mais baixas, e os modelos sem mangas ou com mangas curtas para primavera e verão. Mas é possível escolher e ousar:

Manga longa e ¾ podem ser modeladas em texturas com transparência, podendo assim serem utilizadas no calor.

Para quem optar por mangas curtas, é possível escolher entre os modelos:

  • Curta
  • Sino
  • Tulipa

As mangas curtas são aquelas que vão até o cotovelo, o que também podem ser produzidas em transparência ou no mesmo tecido do restante do vestido. Ideais para quem possui braços mais grossinhos.

Mulheres que optam por cortes modernos utilizam mangas sinos que são justas até a altura do antebraço e vai se abrindo até o pulso. Indicado para mulheres esguias. E a manga tulipa que tem o modelo igual a da pétala da flor é ideal quando produzido em transparências ou tecidos fluídos, dando um ar mais romântico.

 

Cuidado com o estilo princesa

Uma exceção, mas paixão quase que total entre as noivas que começam a escolher vestidos é o estilo princesa. Mesmo que não sejam os escolhidos, pelo menos passou pela cabeça da moça experimentar e se sentir uma boneca da realeza.

Porém, como este modelo possui saias volumosas, normalmente produzidas em tule ou organza, quem possui pouca cintura marcada, estatura baixa, e muitas curvas pode não ter o efeito desejado.

 

Acessórios

O uso de acessórios como tiara, coroa, garras, véu, grinalda, brincos, pulseiras e gargantilhas será de acordo com o corte escolhido e claro, o gosto da noiva. Apenas umas dicas importantes: se você optar por ter o colo coberto pelo vestido, mesmo que por transparência, o ideal é usar somente brincos, nada de colares.

O estilo de vestido irá indicar o tipo de acessório de cabelo, por exemplo, os vestidos princesas ficam ótimos com coroas e tiaras. Mas nada impede que você utilize esses adornos com outros tipos de cortes.

E claro, construímos um artigo com algumas indicações, mas o importante é quando se vestir com o escolhido, que você se sinta bem, poderosa e realizada no seu grande dia, independente da maioria das orientações.

Saiba mais acesse: www.planetadasnoivas.com.br