Falou em festa de casamento a primeira coisa que as pessoas vão pensar é na comida. Isso a gente sabe muito bem, até porque também pensamos no que será servido após a cerimônia, não é verdade? E não adianta negar, se não houver fartura na recepção e o coquetel e os pratos quentes não estiverem na temperatura ideal, vai ter convidado comentando isso pelo resto da semana. São tantos os detalhes envolvidos numa recepção de festa de casamento que muitos noivos ficam na dúvida se devem deixar o buffet de casamento nas mãos de uma equipe especializada, ou se devem contratar uma cozinheira para casamento e cuidar do que será servido por conta própria.

A verdade é que tanto um serviço quanto o outro tem os seus prós e contras, por isso, é preciso colocar numa balança as suas prioridades e necessidades junto com as vantagens e desvantagens entre contratar um buffet para casamento especializado ou uma cozinheira para casamento que irá te ajudar com a recepção.

Antes de qualquer tomada de decisão e até mesmo de começar a pesquisar o trabalho dos profissionais de cada área é importante definir um orçamento. Sim, isso é fundamental, pois você precisa saber o quanto poderá gastar com esse serviço. Só depois de definir a verba para esse setor do casamento é que os noivos devem começar a pesquisar profissionais que prestam serviço para recepção de festa de casamento. Ah, e não se esqueça de que a essa altura do campeonato o número de convidados já deve estar definido, isso vai ajudar a calcular a quantidade aproximada do que será servido, independente da escolha.

Fizemos um apanhado das principais preocupações que você deve ter ao escolher entre um buffet de casamento ou contratar uma cozinheira para casamento. Assim, a tarefa de definir a recepção da festa de casamento pode ficar mais simples e organizada. Confira!

Cozinheira para casamento

Cozinheira de Casamento

Quando os noivos preferem manter o comando e a responsabilidade de todas as etapas da festa de casamento, contratar uma cozinheira para fazer os quitutes da recepção pode ser uma boa pedida. Uma cozinheira para casamento também faz toda diferença quando o noivo e a noivinha querem servir um cardápio mais caseiro, com gostinho de comida da mamãe. E por falar em mamãe, o casal pode contratar alguém da família que manda bem no fogão para cozinhar o que será servido. Isso pode até representar certa medida de economia! Mas lembre-se de que a pessoa escolhida como cozinheira para casamento tem que saber fazer comida para muita, mas muuuita gente. Ok?

Se os noivos baterem o martelo em contratar uma cozinheira para casamento é bom ter em mente que outros serviços deverão ser contratados. Por exemplo, locação de pratos, copos e talheres, uma equipe de garçons, sem contar a comida e a bebida que também ficarão por conta do casal, já que decidiram contratar apenas a mão de obra. Também é preciso saber se ao contratar uma cozinheira para casamento, a mesma terá os equipamentos de cozinha, tais como fogão industrial, panelas e outros itens necessários. Além disso, não se esqueça de que muito provavelmente você terá que procurar por equipe que alugue mesas e cadeiras para festas de casamento.

Buffet para casamento

buffet para casamento

Geralmente o buffet de casamento é um serviço fechado onde os noivos optam por um dos cardápios que a empresa oferece. O buffet para casamento é ideal para os noivos que não querem ter preocupações com a recepção da festa de casamento, uma vez que o prestador de serviço fica responsável não só pela comida, mas também pelo serviço de mesa e utensílios. A quantidade de comida, bebida e doces também fica por conta do buffet, por isso, é importante ter o número de convidados definido, pois ainda que o buffet calcule uma margem de convidados excedentes, nenhum noivo quer passar o constrangimento de ver que faltou comida na recepção.

Decidiu fechar um buffet para casamento? Então é preciso verificar com a empresa prestadora de serviços detalhes que envolvem os tipos de bebida inclusas no serviço, como o cardápio será servido, quantas horas o buffet ficará disponível, o valor dos itens extra (gelo, bebida alcoólica, etc), a partir de qual idade crianças pagam e ainda outros detalhes que podem ser resolvidos nas famosas degustações que os buffets de casamento oferecem aos noivos, antes de fechar o contrato.

Depois de analisar os prós e contras de cada modalidade de festa de casamento é só definir a que mais se encaixa com o estilo, horário e tipo da sua recepção, assim o seu grande dia será impecável e como sempre sonhou. Ah, não se esqueça de que esses preparativos devem ser providenciados com uma antecedência mínima de seis meses. 😉

Conte o que achou dessa matéria e qual a sua escolha entre o  buffet para casamento e a cozinheira para casamento. Compartilhe com suas amigas e visite sempre o blog do Planeta das Noivas para ver mais dicas e informações sobre casamento.

Leia mais sobre: Penteados para daminhas de honra

Confira também nosso guia de cabelo de noiva e se inspire! Também temos
diversos
acessórios para noivas.