Casamento é detalhe, e um dos mais importantes é a vestimenta de todos que irão comparecer ao evento. A noiva e o noivo como praxe precisam dedicar total atenção aos seus trajes para que estejam de acordo com o estilo e o gosto pessoal de cada um. Mas e os convidados? Como devo me vestir para ir a um casamento?

São muitas as dicas que podem ser dadas para que familiares e amigos estejam bem apresentados e de acordo com o evento em que estão. Porém, de forma geral, há algumas regras importantes que devem ser seguidas:

Arrasando nas vestimentas de casamento: noiva, noivo e convidados

 

Saiba o tipo de casamento, horário e local

O primeiro passo para escolher o look ideal para participar de uma cerimônia ou festa é atentar-se ao estilo do evento. E uma das peças que pode ajudar a compor a vestimenta é o convite de casamento e as informações indicadas como o dia – ou seja, a estação do ano, local e horário. Um estilo mais moderno dá pistas de que o ambiente será mais descontraído, por exemplo, em vista que um estilo tradicional pede um dress code mais clássico.

E claro, as informações sobre o local e horário vai ajudar a compor a vestimenta: se o casamento é durante o dia, pede peças femininas mais leves e sem brilhos, podendo ser utilizadas com abuso estampas, vestidos, calças de alfaiataria e saias. No caso dos homens, investir no estilo esporte fino com camisa clara, calça e sapatênis é uma ótima opção. Caso seja a noite ou ainda em um lugar aberto como uma chácara ou estilo boho chique, continuar a optar por peças leves é um ótimo caminho.

Porém, se o evento é a noite, em lugares fechados e com toque sofisticado e clássico, o ideal é o social completo, as convidadas podem apostar em vestidos curtos e saias e longos sem grandes detalhes.

E atenção: é indelicado as mulheres usarem branco ou tons muito claros que fiquem próximos do branco nas fotos. De branco, somente a noiva, afinal, ela é a estrela!

Noivo e noiva, os protagonistas!

Enquanto que para as convidadas é preciso conter o brilho, a noiva que se casa a noite e em local fechado pode usar e abusar desse artifício! Investir em pontos de luz, renda, saiote e armação para um vestido bem estruturado além de acessórios com pedrarias resulta em um look glamouroso e chique. Conheça também os acessórios mais utilizados em TOP 10: acessórios mais utilizados por noivas.

Para os noivos, se antigamente o acerto estava em trajes preto ou no máximo azul marinho e cinza, hoje os homens podem abusar das cores em seus ternos, paletós e calças. Se o evento é de dia e em local aberto, vale ousar em combinações com calças de tecido leve, suspensórios e até mesmo chapéu, se este for o estilo e gosto do casal.

Para casamentos na igreja e em salões nobres, optar por terno completo em azul royal é a última tendência.